O Dia
Deu em Chuvoso
![]() |
|
Imagem retirada da
internet / Image taken from the
Internet
|
O dia deu em chuvoso.
A manhã, contudo, esteve
bastante azul.
O dia deu em chuvoso.
Desde manhã eu estava um pouco
triste.
Antecipação! Tristeza? Coisa
nenhuma?
Não sei: já ao acordar estava
triste.
O dia deu em chuvoso.
Bem sei, a penumbra da chuva é
elegante.
Bem sei: o sol oprime, por ser
tão ordinário, um elegante.
Bem sei: ser susceptível às
mudanças de luz não é elegante.
Mas quem disse ao sol ou aos
outros que eu quero ser elegante?
Dêem-me o céu azul e o sol visível.
Névoa, chuvas, escuros — isso
tenho eu em mim.
Hoje quero só sossego.
Até amaria o lar, desde que o
não tivesse.
Chego a ter sono de vontade de
ter sossego.
Não exageremos!
Tenho efetivamente sono, sem
explicação.
O dia deu em chuvoso.
Carinhos? Afetos? São
memórias...
É preciso ser-se criança para
os ter...
Minha madrugada perdida, meu
céu azul verdadeiro!
O dia deu em chuvoso.
Boca bonita da filha do
caseiro,
Polpa de fruta de um coração
por comer...
Quando foi isso? Não sei...
No azul da manhã...
O dia deu em chuvoso.
Álvaro de Campos, in
"Poemas"
Heterónimo de Fernando Pessoa
The day gave in rainy weather
![]() |
|
Imagem retirada da
internet / Image taken from the
Internet
|
The day gave in rainy weather.
The morning, however, was quite blue.
The day gave in rainy weather.
Since morning I was a
little sad.
Anticipation! Sadness? Anything?
I do not know: it was sad
to wake up.
The day gave in rainy weather.
I know the rain shadow is elegant.
I know: the sun oppresses,
for being so ordinary, elegant.
I know: be susceptible to
changes of light is not elegant.
But who said the sun or the
others that I want to be elegant?
Give me the blue sky and the
sun visible.
Fog, rain, dark
- that I have
in me.
Today I want only peace.
I even love the home,
since I had not.
I get to have sleep,
desire to have peace.
Do not exaggerate!
I actually sleep
without explanation.
The day gave in rainy weather.
Fuzzies? Affections? These
are memories ...
You must be up
to the child to
have ...
My morning lost
my blue sky true!
The day gave in rainy weather.
Mouth beautiful daughter
of homemade
Fruit pulp of a heart by
eating ...
When was that? I do not
know ...
In blue morning
...
The day gave in rainy weather.
Álvaro de Campos, in
"Poems"
Heteronym of Fernando
Pessoa
Até Já / See you
soon




Sem comentários:
Enviar um comentário
O teu comentário motiva o meu trabalho. Obrigado
Your comment motivates my work. Thanks!