Um Blogue sobre livros, poesia, filmes, tecnologias informáticas e cultura.

A Blog about books, poetry, films, computer technology and culture.

Translate

Pesquisar / Search

Seguir por E-mail / Follow by Email

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Como será a biblioteca do futuro? / How will the library of the future?


Vieira da Silta - Biblioteca / Librarie



O Conselho de Artes em Inglaterra, em 2012/2013 levou a cabo um projecto de investigação procurando prever a biblioteca do futuro e as prioridades no seu serviço à comunidade para assim poder antecipar quais os passos a tomar para um melhor desenvolvimento.
Antecipando a biblioteca do futuro e o trabalho que há-de vir, este estudo vem ajudar o sector das bibliotecas a definir o valor, o papel e a finalidade das bibliotecas públicas com mais clareza, apontando caminhos que podem responder à mudança, a fim de permanecem no centro das suas comunidades. Isto irá fornecer o foco para o trabalho no futuro.
A pesquisa começou em Janeiro de 2012, e é composta por três fases, durante a qual os pesquisadores falaram com mais de 800 pessoas. O estudo incluiu uma pesquisa online que teve mais de 1.400 respostas, e 10 mil pessoas viam a conversa online. Leia mais sobre a metodologia de pesquisa.

O estudo identificou quatro áreas prioritárias para o desenvolvimento e sustentabilidade das bibliotecas:

1ª A biblioteca como um centro comunitário.
2ª Tirar o máximo proveito da tecnologia digital e dos meios criativos.
3ª Certificar-se de que as bibliotecas são resistentes e sustentáveis.
4ª Dotar os profissionais que trabalham em bibliotecas do conhecimento adequado

1ª - A biblioteca como centro comunitário
Tornar a bibliotecas e os seus espaços lugares para as pessoas se encontrarem e sociabilizem com o resto. As bibliotecas ainda são valorizados como locais confiáveis, com recursos valiosos e democráticas, que oferecem uma série de actividades para os seus membros.
Temos de encontrar a conexão entre o mundo físico e o mundo Virtual, a procura da integração flexível, através de grupos de leitura de sites de redes sociais, links para recursos on-line a fim de envolver os utilizadores e estimular a sua criatividade, intercâmbio de ideias, conhecimentos e actividades culturais.
A partir do espaço de compartilhamento da biblioteca com outras agências da comunidade vai ganhar vai beneficiar a comunidade e a troca de conhecimentos, alcançar mais pessoas e reduzir custos.

Os desafios no uso do espaço da biblioteca:
- Adaptar a biblioteca para conhecer pessoas, sem esquecer os utilizadores que desejam usar a biblioteca por conta própria.
- Integrando biblioteca física e espaços virtuais.
- Oferecendo muitos lugares na biblioteca para atender às necessidades de seus utilizadores.

2ª - Tirar o máximo proveito da tecnologia digital e dos meios criativos.
Mais e mais informações e um acesso mais fácil a ele pelos utilizadores das bibliotecas. As bibliotecas precisam de pensar para além do edifício e ser capaz de oferecer aos seus utilizadores experiências interactivas, para ter acesso aos seus serviços e pensar sobre a mobilidade das pessoas.
As bibliotecas devem estar no centro de inovação em termos de tecnologia digital. Deve ser o elo entre a comunidade e a tecnologia que ajuda os cidadãos a experimentar. A tecnologia digital é a chave para o futuro dos serviços de biblioteca. A biblioteca tem de inovar, compartilhar e conjuntamente adoptar serviços eficientes, a fim de oferecer às pessoas acesso a mais recursos, informações e de apoio às suas necessidades.
As bibliotecas têm de ser aquelas organizações que ajudam as pessoas que estão no fosso digital e têm menos recursos com os quais possam aceder a informações, no fim, ninguém é deixado para trás ou excluídos.

Os desafios no uso da tecnologia:
- Melhorar a qualidade e consistência da biblioteca virtual.
- Desenvolver infra-estrutura que incentiva a inovação e melhor serviço.
- Empréstimo de e-Books, incluindo empréstimo eletrónico remoto.

3ª -: Certifique-se de que as bibliotecas são resistentes e sustentáveis.
Dada a actual situação económica e cortes nos orçamentos das bibliotecas, têm que se encontrar outras fontes de financiamento extra e não depender exclusivamente das administrações. Inclinando-se também para oferecer serviços na comunidade biblioteca, procure a sua participação, o desenvolvimento de ideias e criação de serviços em geral.

Os desafios - redução de custos, procurando novos recursos e novas formas de trabalho:
- Criar um ambiente positivo e convidar activamente comunidades e utilizadores na concepção e prestação de serviços da biblioteca.
- Desenvolver novas abordagens para a gestão de bibliotecas.
- Fornecer outras utilidades bibliotecas.

4ª - Dotar os profissionais que trabalham em bibliotecas do conhecimento adequado
Fazer do pessoal que trabalha na biblioteca líderes autênticos que oferecem os seus serviços de forma rápida para os utilizadores. Os bibliotecários terão de ser activos nas suas comunidades, incentivando as pessoas e envolvê-los na biblioteca.
Profissionais que trabalham em bibliotecas terão de melhorar as suas habilidades organizacionais e ajudar os utilizadores a encontrar as informações que precisam em meio ao caos informacional em que nos encontramos. Eles devem pensar em compromisso, ser especialistas em comunicação e serviços de marketing.

O desafio é desenvolver as habilidades do pessoal que trabalha em bibliotecas:
- Certifique-se que os gestores das bibliotecas têm essas habilidades.
- Incentivar o pessoal que trabalha nas bibliotecas para fazer uso criativo e inovador no uso dos espaços da biblioteca, actividades e recursos.
- Certificar-se de que o pessoal da biblioteca tem as competências digitais necessárias.


Este estudo está muito interessante no sentido em que, em linhas gerais, prevê um papel mais activo por parte dos bibliotecários e todos os funcionários das bibliotecas. Promove um incentivo à comunidade ao voluntariado. Os serviços devem continuar a ser eminentemente gratuitos, mas sustentáveis. Deve haver um papel activo da biblioteca localmente e também a nível virtual.
Este é o futuro em Inglaterra e se calhar noutras partes do mundo porque em Portugal provavelmente vão se continuar a formar pessoas em Ciências Documentais para não trabalharem nas bibliotecas e muitas das pessoas que vão trabalhar para bibliotecas nem sequer têm formação de base para poderem desempenhar as funções da melhor forma. Mas enfim, é o Pais que temos….
“Amor” é uma das condicionantes para qualquer pessoa conseguir desempenhar um bom trabalho, quem corre por gosto não cansa.




The Arts Council England, 2012/2013 carried out a research project seeking to provide the library of the future and the priorities in their community service so he could anticipate what steps to take to better development.
Anticipating the library of the future and the work that is to come, this study comes to help the sector libraries to set the value, role and purpose of public libraries more clearly, identifying ways they can respond to change in order to remain in heart of their communities. This will provide the focus for future work.
The survey began in January 2012, and consists of three phases during which the researchers spoke with over 800 people. The study included an online survey which had more than 1,400 responses, and 10 thousand people viewed the online conversation. Read more about the research methodology.

The study identified four priority areas for the development and sustainability of libraries:
1st The library as a community center.
2nd Take full advantage of digital technology and the creative media.
3rd Make sure that the libraries are resilient and sustainable.
4th equip professionals working in libraries adequate knowledge

1st - The library as community center
Make libraries and their spaces places for people to meet and socialize with the rest. Libraries are still valued as trusted locations with valuable resources and democratic, offering a range of activities for its members.
We must find the connection between the physical world and the virtual world, the demand for flexible integration through reading groups of social networking sites, links to online resources in order to engage users and encourage their creativity, exchange of ideas, knowledge and cultural activities.
From the library share space with other community agencies will gain will benefit the community and the exchange of knowledge, reach more people and reduce costs.

The challenges in the use of library space:
- Adapt the library to meet people, not to mention users wishing to use the library on their own.
- Integrating library physical and virtual spaces.
- Offering many places in the library to meet the needs of its users.

2nd - Take full advantage of digital technology and the creative media.
More and more information and easier access to it by users of libraries. Libraries need to think beyond the building and be able to offer its users interactive experiences, to gain access to their services and think about mobility.
Libraries should be at the center of innovation in digital technology. Should be the link between the community and the technology that helps citizens to experience. Digital technology is the key to the future of library services. The library has to innovate, share and jointly adopt efficient services in order to offer people access to more resources, information and support to their needs.
Libraries have to be those organizations that help people who are in the digital divide and have fewer resources with which they can access information at the end, no one is left behind or excluded.

The challenges in the use of technology:
- Improve the quality and consistency of the virtual library.
- Develop infrastructure that encourages innovation and better service.
- Loan of e-Books, including remote electronic loan.

3rd -: Make sure that the libraries are resilient and sustainable.
Given the current economic situation and cuts in library budgets, they have to find other sources of extra funding and not rely solely on the government. Leaning forward also to provide library services in the community, seek their participation, the development of ideas and creation of services in general.

The challenges - reducing costs, seeking new resources and new ways of working:
- Create a positive environment and actively invite communities and users in the design and delivery of library services.
- Develop new approaches to library management.
- Provide other utilities libraries.

4th - equipping professionals working in libraries adequate knowledge
Do the staff working in the library authentic leaders who offer their services quickly to users. Librarians need to be active in their communities, encouraging people and involve them in the library.
Professionals who work in libraries will have to improve their organizational skills and help users find the information they need in the chaos in which we find informational. They should think of commitment, be experts in communication and marketing services.

The challenge is to develop the skills of staff working in libraries:
- Ensure that library managers have these skills.
- Encourage staff working in libraries to make use of creative and innovative in the use of library spaces, activities and resources.
- Make sure that the library staff have the necessary digital skills.
 
This study is very interesting in the sense that, in general, provides a more active role on the part of librarians and all library staff. It provides an incentive for communities to volunteer. The services should continue to be eminently free, but sustainable. There must be an active library locally and also the virtual level.
This is the future in England, and perhaps elsewhere in the world because in Portugal will probably continue to train people in Information Science not to work in libraries and many of the people who will work for libraries even have basic training in order to perform functions optimally. But anyway, it is the parents who have ....
"Love" is one of the conditions for anyone able to perform a good job, who runs for pleasure never tires.


Quem quiser aceder ao Estudo em inglês é só clicar. / Anyone who wants access to study in English just click.


 
Até Já / See you soon

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...