Um Blogue sobre livros, poesia, filmes, tecnologias informáticas e cultura.

A Blog about books, poetry, films, computer technology and culture.

Translate

Pesquisar / Search

Seguir por E-mail / Follow by Email

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Poesia da Semana / Poetry of the Week: O Dia Deu em Chuvoso / The day gave in rainy weather



O Dia Deu em Chuvoso

Imagem retirada da internet / Image taken from the Internet
O dia deu em chuvoso.
A manhã, contudo, esteve bastante azul.
O dia deu em chuvoso.
Desde manhã eu estava um pouco triste.

Antecipação! Tristeza? Coisa nenhuma?
Não sei: já ao acordar estava triste.
O dia deu em chuvoso.

Bem sei, a penumbra da chuva é elegante.
Bem sei: o sol oprime, por ser tão ordinário, um elegante.
Bem sei: ser susceptível às mudanças de luz não é elegante.
Mas quem disse ao sol ou aos outros que eu quero ser elegante?
Dêem-me o céu azul e o sol visível.
Névoa, chuvas, escuros — isso tenho eu em mim.

Hoje quero só sossego.
Até amaria o lar, desde que o não tivesse.
Chego a ter sono de vontade de ter sossego.
Não exageremos!
Tenho efetivamente sono, sem explicação.
O dia deu em chuvoso.

Carinhos? Afetos? São memórias...
É preciso ser-se criança para os ter...
Minha madrugada perdida, meu céu azul verdadeiro!
O dia deu em chuvoso.

Boca bonita da filha do caseiro,
Polpa de fruta de um coração por comer...
Quando foi isso? Não sei...
No azul da manhã...

O dia deu em chuvoso.

Álvaro de Campos, in "Poemas"
Heterónimo de Fernando Pessoa


The day gave in rainy weather

Imagem retirada da internet / Image taken from the Internet
The day gave in rainy weather.
The morning, however, was quite blue.
The day gave in rainy weather.
Since morning I was a little sad.

Anticipation! Sadness? Anything?
I do not know: it was sad to wake up.
The day gave in rainy weather.

I know the rain shadow is elegant.
I know: the sun oppresses, for being so ordinary, elegant.
I know: be susceptible to changes of light is not elegant.
But who said the sun or the others that I want to be elegant?
Give me the blue sky and the sun visible.
Fog, rain, dark - that I have in me.

Today I want only peace.
I even love the home, since I had not.
I get to have sleep, desire to have peace.
Do not exaggerate!
I actually sleep without explanation.
The day gave in rainy weather.

Fuzzies? Affections? These are memories ...
You must be up to the child to have ...
My morning lost my blue sky true!
The day gave in rainy weather.

Mouth beautiful daughter of homemade
Fruit pulp of a heart by eating ...
When was that? I do not know ...
In blue morning ...

The day gave in rainy weather.

Álvaro de Campos, in "Poems"
Heteronym of Fernando Pessoa

Até Já / See you soon

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...