Um Blogue sobre livros, poesia, filmes, tecnologias informáticas e cultura.

A Blog about books, poetry, films, computer technology and culture.

Translate

Pesquisar / Search

Seguir por E-mail / Follow by Email

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Informática e Literacia Digital / Computers and Digital Literacy: Motores de busca / Search engines


Índice:
O que são Motores de Busca?
Qual é o mecanismo de pesquisa dos motores de busca?
Qual é o motor de busca que devo utilizar?
Como devo pesquisar?
Quais sãos os motores de pesquisa mais utilizados?
Quais os principais motores de busca Portugueses?
Opinião Pessoal
Links de Motores de Busca


Index:
What are Search Engines?
What is the search engine of search engines?
What is the search engine should I use?
How do I search?
What sound the most used search engines?
What are the major search engines Portuguese?
Personal Opinion
Links Search Engine



O que são motores de busca?
São sítios na Internet cuja função é encontrar outros sítios e páginas. O utilizador introduz palavras relacionadas com o assunto do seu interesse, e o motor apresenta uma lista (frequentemente enorme) de sítios que ele sabe conterem aquelas palavras. Na prática, os motores de busca utilizam técnicas muito avançadas que permitem colocar os sítios mais relevantes no topo da lista.
Os motores de busca utilizam software conhecido como ''aranhas'' ou "robots" que percorrem "toda" a Internet procurando informação (documentos ou endereços de páginas web) que se pretende. Os dados são recolhidos para o index dos motores de busca, que cria uma base de dados com essa informação. A forma como a informação é indexada depende de cada motor de busca, podendo ser feita por palavras, títulos, URL's ou por directorias. Assim, sempre que se introduz uma palavra ou um conjunto de palavras que se pretende pesquisar, as bases de dados são percorridas na procura de documentos ou sites que lhe correspondam. O resultado da busca é dado em hyperlinks, podendo clicar-se em cada uma das entradas para aceder à informação.
Na internet encontramos centenas de motores de busca, distinguidos entre directórios, indexantes e metapesquisadores. Alguns deles são acessíveis a partir deste blogue.
Uma mesma pesquisa efectuada nestes diversos motores de busca terá resultados muito diferentes. Mesmo pesquisas efectuadas num mesmo motor de busca poderão originar resultados muito diferentes de um dia para o outro. Qualquer cibernauta com alguma experiência sabe que, ao utilizar os instrumentos de pesquisa, está a "lançar uma garrafa ao mar" com uma mensagem lá dentro. Se a mensagem "chega a bom porto" é sempre uma incógnita. Entre os resultados da pesquisa efectuada só alguns são pertinentes, pois não é possível ter um controlo total da estratégia de pesquisa (pois não depende só do cibernauta). Também não é a performance informática dos motores de busca que está em causa, embora ela tenha alguma importância, mas a performance do ponto de vista documental (Diz-se que, hoje em dia, está tudo na internet, mas nem na internet é possível encontrar documentos que não existem).
Uma pesquisa traduz uma boa performance quando permite encontrar os documentos pesquisados e apenas os documentos pesquisados. De acordo com este critério, a pesquisa na internet revela uma grande taxa de silêncio (os documentos pertinentes não são encontrados) ou de ruído (encontramos frequentemente um vasto conjunto de documentos não pertinentes). Por isso, só muito dificilmente podemos efectuar uma pesquisa na internet que permita uma boa performance. O investimento em tempo exigido para efectuar a pesquisa e o exame e análise dos resultados obtidos são frequentemente exigentes e morosos considerando os benefícios que se retiram da pesquisa.

Qual é o mecanismo de pesquisa dos motores de busca?
Os motores de busca podem ser classificados como:
Genéricos ou Globais - Os motores de busca genéricos recolhem e indexam o máximo de conteúdos da web, limitando ao mínimo as restrições e classificando os documentos encontrados.
Como exemplos de motores de busca genéricos temos o Google , o Yahoo ou o MSN LIVE .
Focados, Dirreccionados ou Especializados - Os motores de busca focados procuram conteúdos específicos como páginas escritas numa determinada língua ou sobre um tema específico.
Por exemplo, o tumba! é um motor de busca focado na web portuguesa.
O Krugle é um mecanismo de busca direccionado para pesquisa de código fonte e documentação técnica.
Meta-motores - recolhem os resultados outros motores de busca e fundem-nos.
Como exemplos, temos o MetaCrawler, o DogPile ou o Kartoo.
Os grandes motores de busca utilizam o número de ligações que uma página recebe como medida da sua importância. Um motor de busca interno no site apenas pode avaliar a importância de uma página considerando as ligações internas ao site e não a importância que os autores de outros site lhe atribuiram ao criarem um link para ela. Daí que os resultados dos grandes motores de busca sejam normalmente melhores que os  pesquisas internas dentro do próprio site.
A optimização de páginas para motores de busca varia, dependendo da forma como cada um classifica o valor dos documentos.

Qual é o motor de busca que devo utilizar?
Existem dois tipos de motores de busca:
1 - os que indexam, por título e URL, toda a informação onde encontram a palavra ou o conjunto de palavras que pediu, conhecidos como ''webcrawlers'' (como é o caso do Google)
2- aqueles que funcionam com base em directorias (o mais conhecido é o Yahoo).
Enquanto que os primeiros devem ser utilizados para pesquisas mais específicas, os motores de busca baseados em directorias deverão ser utilizados para encontrar informação mais genérica, dado que os resultados da pesquisa são um conjunto de sites onde se poderá encontrar o que se pretende.
Exemplificando, se o objectivo é encontrar o site do Sport Lisboa e Benfica deve utilizar-se o Yahoo mas se pretende encontrar a biografia do Eusébio será mais fácil pesquisar no Google.
Um dos pontos negativos motores de busca como o Google ou o AltaVista é que poderão devolver informação irrelevante para o que se procura, dado que indexam páginas individuais que fazem referência à pesquisa efectuada, mas que não têm nada a ver com o que se pretende. No entanto, este tipo de motores de busca é melhor em termos de actualização da informação.
Actualmente, com a evolução da própria Internet, a maior parte dos motores de busca já apresenta um misto de directorias com indexantes, aumentando as possibilidades de encontrar o que se deseja.

Como devo pesquisar?
Em primeiro lugar, antes de efectuar a pesquisa deverá adicionar os vários motores de busca ao menú Favoritos. Após esta etapa, tente ser o mais conciso possível relativamente às palavras que vai utilizar. Para facilitar a pesquisa pode utilizar operadores booleanos, tais como o AND, OR e NOT ou usar parêntesis, efectuando pesquisas booleanas mais complexas (pesquisa avançada). Um exemplo poderia ser uma pesquisa por (Estádio da Luz AND Eusébio), que resultava em informação relacionada com o Estádio da Luz e Eusébio. Os operadores booleanos podem ser utilizados em simultâneo (Estádio da Luz AND NOT Eusébio) - resultava em informação relacionada com Estádio da Luz excluindo o Ex-jogador Eusébio - ou substituídos por sinais ''-'' ou ''+'' (+estádio da luz -eusébio). Para confirmar estas situações, deve ler-se com atenção as ajudas dadas pelos motores de busca, dado que cada motor de busca tem a sua linguagem específica para pesquisas avançadas.
Outra recomendação é a utilização de mais do que um motor de busca. É impossível que apenas um tenha toda a informação disponível na Internet. Assim, pesquisar em vários aumenta as possibilidades de encontrar o que se procura. Neste caso dever-se-á utilizar os metapesquisadores, motores de busca que procuram directorias e indexs a partir de outros motores de busca. Os mais conhecidos são o MetaCrawler e o Ixquick.
Pesquisar na Internet não é tão fácil como parece. Mas conferindo alguma atenção às ajudas dadas pelos motores de busca, ser capaz de aprender com as pesquisas efectuadas e, sobretudo, não desistir, ajuda a encontrar a informação exacta que se pretende.

Quais sãos os motores de pesquisa mais utilizados?
O motor de busca em maior crescimento é o Google. Em 2002 apresentou um serviço novo e mais eficaz capaz de uma busca em cerca de mil milhões de páginas na Internet, cerca de dois terços do conteúdo da World Wide Web, confirmando a sua crescente popularidade.
O AltaVista também indexa milhões de páginas e documentos. Faz a pesquisa por palavras-chave e actualiza a sua informação constantemente, apresentando data e hora nos documentos que resultam da pesquisa efectuada.
Outro motor de busca a destacar é o HotBot, que oferece uma percentagem de aproximação à pesquisa efectuada, devolvendo os documentos que apresentam maior percentagem. Permite pesquisar em nove línguas e consegue procurar imagens, vídeos e ficheiros MP3.
Tendo começado por ser um motor de busca exclusivamente baseado em directorias, o famoso Yahoo já permite efectuar pesquisas específicas. No entanto, deve continuar a ser utilizado para pesquisas de informação geral devido à forma como indexa a sua informação.
Por fim, temos um motor de busca com características particulares. O Ask Jeeves (tal como a Alta Vista) permite efectuar uma pesquisa a partir de uma pergunta. Pode perguntar ''Where can I find information about Sport Lisboa e Benfica'' (perguntas exclusivamente em inglês) e, após clicar na pergunta, poderá encontrar a resposta para a sua busca.

Quais os principais motores de busca Portugueses?
Em Portugal temos como exemplos de indexantes o NetIndex e o Clix. O Sapo, o IOL e o Aeiou já são motores de busca baseados em directórios. O Cusco apresenta um misto de cada um.

Opinião Pessoal
Eu sou fã do Google e de todas as aplicações que lhe estão associadas, mas isso não me impede de por vezes recorrer ao Bing quando pretendo obter resultados diferentes. Por vezes também espreito o Sapo e o Yahoo.
Mas por natureza a minha homepage nos diferentes browsers que utilizo é o Google (página pessoal), o Hotmail e o Facebook.


What are search engines?
Are sites on the Internet whose job is to find other sites and pages. The user enters words related to the subject of your interest, and the engine displays a list (often huge) he knows of sites that contain those words. In practice, the search engines use very advanced techniques that allow you to put the most relevant sites on the list.
Search engines use software known as'' spiders'' or "robots" that cover "all" the Internet looking for information (documents or web page addresses) that you want. Data are collected for the index of search engines, which creates a database with this information. The way information is indexed depends on each search engine and can be done by words, titles, URL's or directories. So, whenever you introduce a word or a set of words that you want to search the databases are covered in the search for documents or sites that correspond. The search result is given on hyperlinks and may click on each of the inputs to receive the information.
On the internet we found hundreds of search engines, distinguished between directories, indexing and metashearchs. Some of them are accessible from this blog.
The same surveys conducted in these various search engines have very different results. Even surveys in the same search engine may lead to very different results overnight. Any surfer knows that with some experience in using the research tools, is to "throw a bottle overboard" with a message inside. If the message "comes to fruition" is anybody's guess. Among the results of research carried out only a few make sense, since you can’t have total control of the search strategy (since it depends not only on the internet user). Nor is the performance of computer search engines is concerned, although it has some importance, but the performance in terms of documentary (It is said that, nowadays, everything is on the Internet, but not on the Internet is possible find documents that do not exist).
A survey reflects a good performance when the documents allow you to find only documents researched and researched. According to this criterion, the Internet search reveals a high rate of silence (the relevant documents are not found) or noise (often encounter a wide range of documents not relevant). Therefore, we can’t easily do a search on the Internet that allows a good performance. The investment in time required to perform a search and examination and analysis of the results are often demanding and time consuming considering the benefits that derive from the research.

What is the search engine of search engines?
Search engines can be classified as:
Generic or Global - The generic search engines collect and index the maximum content of the web, thus minimizing the constraints and sorting the documents found.
Examples of generic search engines have the Google, Yahoo or Live.
Focused, Specialized or Dirreccionados - Search engines look for content focused on specific pages and written in a language or on a specific topic.
For example, the tumba! is a search engine focused on the Portuguese web.
The Krugle is a search engine directed to search for source code and technical documentation.
Meta-engines - results collects the results of other search engines and merge them.
Examples are the MetaCrawler the Dogpile or Kartoo.
The major search engines use the number of links a page receives as a measure of its importance. An internal search engine on the site can only assess the importance of considering our internal links to the site and not the importance that the authors of other sites you have given to create a link to it. Hence the results of major search engines are usually better than the internal research within the site.
The optimization of pages for search engines varies, depending on how each document of value ranks.

What is the search engine should I use?
There are two types of search engines:
1 - those that index by title and URL, all the information where they find the word or set of words that asked,'' known as'' webcrawlers (such as Google).
2 - those that run on directories (the best known is Yahoo). While the former should be used for more specific searches, search engines based on directories should be used to find information more generally, given that the survey results are a set of sites where you can find what you want.
For instance, if the objective is to find the site of the Sport Lisbon e Benfica should be used Yahoo but if you want to find a biography of Eusebio will be easier to search Google.
One of the downsides search engines like Google or AltaVista may return information that is irrelevant to what is sought, given that index individual pages that refer to research carried out, but they have nothing to do with what you want. However, this type of search engines is better in terms of updated information.
Currently, with the evolution of the Internet itself, most search engines now presents a mixture of directories with indexing, increasing the chances of finding what you want.

How do I search?
First, before conducting the search should add the various search engines to the Favorites menu. After this step, try to be as concise as possible in relation to the words you will use. To facilitate the search you can use Boolean operators such as AND, OR and NOT to use parentheses or by performing more complex Boolean searches (advanced search). An example might be a search for (Stadium of Light AND Eusebius), which resulted in information relating to the Stadium of Light and Eusebius. Boolean operators can be used simultaneously (Stadium of Light AND NOT Eusebius) - resulted in information relating to the Stadium of Light excluding former player Eusebio - or replaced by signs'' -'' or'' +'' (+ stage light-Eusebius). To confirm these situations, it should read carefully the aid given by the search engines since every search engine has its specific language for advanced searches.
Another recommendation is to use more than one search engine. It is impossible that only one has all the information available on the Internet. Thus, research on multiple increases the chances of finding what you are looking for. In this case it should be metapesquisadores use, search engines and directories seeking indexs from other search engines. The best known are the MetaCrawler and Ixquick.
Search the internet is not as easy as it sounds. But giving some attention to the aid given by search engines, be able to learn from the surveys and, above all, do not give up, help me find the exact information that you want.

What sound the most used search engines?
The search engine is the fastest growing Google. In 2002 introduced a new service capable of more effective searching in about a billion pages on the Internet, about two thirds of the content on the World Wide Web, confirming its growing popularity.
AltaVista also indexes millions of pages and documents. Does the search by keywords and update your information constantly, showing date and time in the documents that result from research carried out.
Another search engine HotBot is a highlight, offering a percentage of approach to research done by returning the documents that have a higher percentage. Allows searching in nine languages and can search for images, videos and MP3 files.
Having begun as a search engine exclusively based on directories, the famous Yahoo already allows for specific searches. However, should continue to be used for general information searches because of the way indexes your information.
Finally, we have a search engine with unique characteristics. The Ask Jeeves (such as Alta Vista) allows you to perform a search from a question. You can ask'' Where can I find information about Sport Lisboa e Benfica'' (questions only in English) and, after clicking on the question, you can find the answer to your search.

What are the major Portuguese search engines?
In Portugal we have examples of the indexing and NetIndex, Clix. The Sapo (Frog), the IOL and Aeiou are already based search engines directories. The Cusco presents a mixture of each.

Personal Opinion:
I'm fan of Google and all applications associated with him, but that does not prevent me from sometimes resort to Bing when I intend to get different results. Sometimes I peek Sapo and Yahoo.
But by nature my homepage in the different browsers that I use is Google (personal page), Hotmail and Facebook.

Links de Motores de Busca / Links Search Engine

Ask
IOL 
Sapo 
Yahoo 

Até Já / See you soon



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...