Um Blogue sobre livros, poesia, filmes, tecnologias informáticas e cultura.

A Blog about books, poetry, films, computer technology and culture.

Translate

Pesquisar / Search

Seguir por E-mail / Follow by Email

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares:


Durante este mês todas as bibliotecas escolares devem promover acções que divulguem as actividades que desenvolvem e os serviços que prestam.
A divulgação da existência deste mês deve ser realizada para que toda a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários e encarregados de educação) tome consciência da importância da implementação e crescimento de um serviço como estes no seio de uma escola.

É de extrema importância para o desenvolvimento pessoal dos alunos uma biblioteca escolar que disponha de boas condições de trabalho e de recursos adequados às suas necessidades.
Eu defendo que uma biblioteca escolar deve ser um espaço de aprendizagem, de aculturação e de lazer. Este espaço oferece as condições adequadas a actividades lúdicas e de trabalho.
As bibliotecas escolares são, cada vez mais, espaços de interacção, os alunos devem procurar estes espaços sem se sentirem castrados por demasiadas imposições. As regras sociais devem ser sugeridas e ensinadas, mas sempre de uma forma não autoritária.
Nós somos adultos e não nos podemos esquecer de deixar os jovens serem como são. A interacção com jovens desde os 12 aos 18 anos é muito enriquecedora. Disso vos asseguro eu.
A biblioteca escolar é um serviço destinado, sobretudo, a eles.
Diariamente muitos procuram os serviços prestados pelas bibliotecas escolares, muitos fazem-no por lazer, outros procuram-nos para estudar e trabalhar.
Como actividades de lazer disponibilizam-se os jogos de computador sem conteúdos violentos, o xadrez, as damas, a leitura de livros e revistas, o visionamento de filmes, puzzles, exposições temporárias e alguns quizes.
Relativamente ao trabalho, muitos alunos procuram as bibliotecas para estudar, fazer trabalhos de casa ou trabalhos em grupo durante as aulas e alguns pequenos grupos em aulas.
Quando há uma grande afluência de alunos os que realizam trabalhos prevalecem relativamente aos que vêm por lazer. Esta é uma regra de bom senso e fundamental na gestão dos espaços.
Desde a integração das Bibliotecas Escolares na Rede de Bibliotecas Escolares que as escolas têm sido apetrechadas com equipamento moderno.
A situação está longe de ser perfeita, mas há que reconhecer uma grande melhoria face às condições anteriores.
Este post serve para celebrar o mês Internacional das Bibliotecas Escolares cujos colaboradores e funcionários tanto contribuem para o desenvolvimento de todos os estudantes (desde o ensino mais básico até ao secundário).
Só é pena ainda não haver funcionários habilitados e reconhecidos nas suas habilitações a trabalhar nas Bibliotecas Escolares.



Até já,





LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...