Páginas
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Os Direitos Inalienáveis do Leitor (Daniel Pennac)
1 O Direito de Não Ler
2 O Direito de Saltar Páginas
3 O Direito de Não Acabar Um Livro
4 O Direito de Reler
5 O Direito de Ler Não Importa o Quê
6 O Direito de Amar os «Heróis» dos Romances
7 O Direito de Ler Não Importa Onde
8 O Direito de Saltar de Livro em Livro
9 O Direito de Ler em Voz Alta
10 O Direito de Não Falar do Que se Leu
Marco o meu regresso ao blog, após um período de férias, utilizando os direitos inalienáveis do leitor de Daniel Pennac.
Esta semana publico à terça, mas como sempre a actualização do blog é feita à segunda.
Cada um de nós pode ser um potencial leitor por isso não adianta forçar ninguém a ler. Temos o direito à escolha entre ler, ler tudo seguido de uma vez, ler intercaladamente ou simplesmente não ler.
Podemos escolher o que lemos, onde, como, porquê e com quem lemos.
É nossa a escolha de ler em voz alta, ou de ler para nós, discutir a leitura que fazemos com outros ou guardar aquilo que apreendemos para nós.
Ler pode e dever ser um acto de prazer, pois é uma actividade que em muito contribui para o nosso desenvolvimento pessoal.
A leitura pode ser feita em qualquer parte.
Mesmo não lendo livros na íntegra, todas as pessoas que sabem ler, lêem alguma coisa que seja – anúncios, rótulos de embalagens, artigos de revistas, etc.
Etiquetas:
Ler / Read

Conclui Mestrado em Ciências da Documentação e da Informação, variante Biblioteconomica, em Junho de 2009. Sou licenciada em História Moderna e Contemporânea, variante Gestão de Bens Culturais, desde 2006. Sou diversificada, inquieta, espontânea, dinâmica, simpática, solitária, teimosa, persistente. Considero-me uma filha do meu tempo com muita vontade de aproveitar a vida.
I concluded Master of Science of the Documentation and Information, variant librarian in June 2009. I have a degree in Modern History and Contemporary variant of Cultural Management, since 2006. I am diversified, restless, spontaneous, dynamic, friendly, lonely, stubborn, persistent. I consider myself a daughter of my time with a great desire to enjoy life.
Subscrever:
Enviar comentários (Atom)