Um Blogue sobre livros, poesia, filmes, tecnologias informáticas e cultura.

A Blog about books, poetry, films, computer technology and culture.

Translate

Pesquisar / Search

Seguir por E-mail / Follow by Email

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Os livros que eu leio…

Recentemente andei a ler o livro “Freud para principiantes”. Requisitei este livro, destinado ao público juvenil, na biblioteca em que exerço funções. Considero importante procurar-mos conhecer, nem que seja em linhas gerais, o conteúdo das obras constituintes do acervo documental da biblioteca em que exercemos funções, de forma a melhor podermos direccionar o nosso público.

Em linhas gerais, através deste livro, fica-se a conhecer um pouco sobre as descobertas de Freud no campo da psicanálise e sobre a sua vida. Trata-se de um livro vocacionado para uma primeira abordagem às questões e descobertas que marcaram a vida deste famoso médico neurologista.

Para além das bibliotecas, cada vez mais, as livrarias são espaços privilegiados de leitura. Assim, dia 15 de Fevereiro à tarde, enquanto aguardava por uma sessão de cinema, sentei-me num canto de leitura da FNAC e estive a ler um livro, do principio ao fim, sobre auto-conhecimento, intitulado “Amor e coragem” escrito por Hugh Prather. Tanto o livro como o autor eram para mim completamente desconhecidos. Mas durante uma hora e pouco estive concentrada a ler lições de vida.

A leitura é importante e fundamental em todas as idades. Num mundo como o nosso, onde cada vez mais o tempo passa a correr e todos os atractivos nos afastam do livro, este objecto pode ter um papel fundamental para o nosso relaxamento.

A promoção da leitura pode e deve começar por nós mesmos. O bibliotecário tem muitas vezes a tendência de se distanciar do livro nos seus momentos de lazer, visto ser este o seu objecto de trabalho.

Assim, cada vez que procuro parar um pouco para me centrar encontro um livro para ler e aprender algo novo. Leio jornais e revistas praticamente todos os dias. Mas, nem sempre consigo ter a tranquilidade necessária para ler um livro, muito menos do princípio ao fim. Contudo é sempre um prazer conseguir ler um livro.

Porque a promoção da leitura é importante em todas as faixas etárias considerei necessário escrever este breve artigo esboçando um pouco sobre a minha opinião.

Até já,

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...