Um Blogue sobre livros, poesia, filmes, tecnologias informáticas e cultura.

A Blog about books, poetry, films, computer technology and culture.

Translate

Pesquisar / Search

Seguir por E-mail / Follow by Email

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

8 de Setembro – Dia Internacional da Literacia:

Celebra-se amanhã, dia 8 de Setembro o Dia Internacional da Literacia. Associada a esta efeméride a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2003, com o objectivo de salientar a importância da literacia na vida das pessoas e das sociedades, instituiu a Década da Literacia que decorre desde 2003 até 2012.

“Hoje em dia 1 em cada 5 adultos ainda são analfabetos e dois terços deles são mulheres enquanto 75 milhões de crianças estão ainda fora da escola” (dados recolhidos no site da Unesco: http://www.unesco.org/en/literacy)

Porque é que a literacia é fundamental?A literacia é um direito humano, é uma ferramenta de capacitação pessoal e um meio para um desenvolvimento social e humano. As oportunidades educativas dependem da literacia, ela está no centro da educação para todos, é essencial para erradicar a pobreza, reduzindo a mortalidade infantil, diminuindo o crescimento populacional, atingindo a igualdade de género e o desenvolvimento sustentável, paz e democracia.
Uma boa qualidade da educação básica contribui para equipar os alunos com as capacidades de alfabetização para a vida assim como a aprendizagem contínua. Pais literados são mais propensos a enviar os seus filhos às escolas. As pessoas literadas têm melhores condições de acesso às oportunidades de educação continuada e as sociedades alfabetizadas são mais voltadas para o desenvolvimento.
O termo Literacia estava relacionado com a capacidade para ler, escrever, utilizar a linguagem e comunicar. Recentemente o conceito de Literacia alargou-se como se pode observar nesta definição da UNESCO:

Literacia é a capacidade para identificar, compreender, interpretar, criar, comunicar e usar as novas tecnologias, de acordo com os diversos contextos. A Literacia envolve um processo contínuo de aprendizagem que capacita o indivíduo a alcançar os seus objectivos, a desenvolver os seus potenciais e o seu conhecimento, de modo a poder participar de forma completa na sociedade”.



A literacia pode ser considerada como um dos recursos mais importantes de uma sociedade. As Bibliotecas e os Bibliotecários, são sectores da sociedade e pessoas capazes e preparadas para desempenhar um papel activo na promoção da literacia. Começando desde já por assinalar este dia e desejando contribuir para um futuro melhor.
Cumprimentos,

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...