Um Blogue sobre livros, poesia, filmes, tecnologias informáticas e cultura.

A Blog about books, poetry, films, computer technology and culture.

Translate

Pesquisar / Search

Seguir por E-mail / Follow by Email

quarta-feira, 29 de julho de 2009

O Verão nas bibliotecas escolares!

Durante o período das férias de Verão não há alunos nas escolas. Por isso não há público nas bibliotecas escolares. Mas isto não significa falta de trabalho.
Só raras vezes aparecem alguns alunos, ou porque querem requisitar algum livro ou porque querem consultar alguma coisa na Internet. Mas entram nas nossas instalações sem fazer registo, pois estas estão encerradas ao público. Eu autorizo a sua entrada porque como estou aqui a trabalhar não me parece correcto impedir a sua entrada e até fico satisfeita com a visita. Acabamos por conversar um pouco e eu acabo por conhecer melhor o percurso de alguns alunos.
Durante este período, estou quase sempre sozinha na biblioteca e procedo, sobretudo, à catalogação dos documentos constituintes do acervo documental, aproveitando para reorganizar algumas coisas e reformular alguns procedimentos.
Da parte da tarde tenho o apoio de uma voluntária. Uma aluna da escola que terminou o 7º ano de escolaridade no ano lectivo passado e que vai agora passar para o 8 ano. Esta rapariga tem apenas 14 anos, mas é muito organizada e eficiente no apoio que presta.
Durante todas as tardes ela carimba os documentos que eu vou catalogar e etiqueta os documentos previamente catalogados por mim e posteriormente ajuda-me a arrumá-los. Tem sido um grande apoio ao meu trabalho desde o dia em que terminaram as aulas e vai permanecer comigo até ao momento em que eu for de férias e depois das minhas férias regressa até ao início do ano lectivo. Durante o próximo ano, espero poder contar com a ajuda de mais voluntários como esta.
Como é óbvio, o trabalho desta aluna é voluntário e não é remunerado financeiramente. Mas também ela obtém contrapartidas com esta prestação de apoio. No final ela vai obter um certificado com o número de horas de serviço efectuado. Para além disso, esta voluntária ofereceu-se para vir trabalhar comigo porque não tinha nada para fazer durante o Verão e assim já tinha um passatempo que simultaneamente lhe dá conhecimentos sobre biblioteconomia e sobre o mundo do trabalho. Desta experiência ela obtém conhecimentos úteis para o futuro.
Desta prática resulta assim uma troca enriquecedora de saberes para ambas as partes.

Cumprimentos a todos,

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...